ADM ONLINE

APENAS MAIS UM JORNAL DIGITAL

A Contaminação da Água

Introdução

A água é um bem escasso em vários paises, com o aumento da poluição e a falta de cuidado com os rios e lagos só piora as estatísticas. Algumas atividades contribuem mais com a poluição que as outras como por exemplo: as industriais, agricultura, e mineração, pelo grande volume de dejetos jogados sem tratamento, pelo uso desenfreado de agrotóxicos e por muitos outros problemas que vemos todo as os dias nos jornais.
Todo o conteúdo deste artigo foi retirado do livro  “Qualidade Ambiental, ISSO 14000” de Cyro Eyer do Valle.

A CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA
Por: Daiane Sabrina Del Bianco*
A água é um bem essencial na vida de todos os seres vivos, mas cada dia que se passa esta cada vez mais escasso por causa da contaminação dos leitos dos rios, mares e  etc. Sabemos que essa é a grande preocupação dos ecologistas e também daqueles que utilizam a água como um bem econômico (p.61, 2006), dessa forma cada vez mais é imprescindível saber a maneira correta de utilizar a água.

Com a contaminação da água por substancias tóxicas a cadeia alimentar é muito afetada principalmente pelos microorganismos, peixes, vegetais, chegando ate ao homem que busca nos rios, lagos e mares o alimento para a sobrevivência, a contaminação da água pode se transmitir ao solo quando este é irrigado por uma água contaminada, podendo se infiltrar ate o lençol freático contaminando-o. (p.62, 2006)

Uma das formas de prevenir as contaminações seria a racionalização da água retirada de seu meio natural, quanto menor for sua utilização pelos agricultores, industrias e mineradores, menor será o volume que necessitara de tratamento ate seu descarte, procurando utilizá-la em outros processos ate seu descarte final.(p.64, 2006)

Há varias maneiras de haver contaminação, a mais comum é a contaminação orgânica onde os resíduos orgânicos são jogados nas águas que são degradados por bactérias consumindo uma  grande quantidade de oxigênio podendo acarretar na mortandade dos peixes.

O lançamento de resíduos sólidos ou líquidos sem tratamento nos efluentes dos rios e lagos é uma pratica condenada podendo causar vários danos a pessoa que pratica como multas e se o caso for muito grave a cadeia.Por isso é muito importante a conscientização da sociedade para possamos usá-la de forma sustentável.
Conclusão
A escassez total da água esta cada vez mais perto da nossa realidade, muitos paises já sofrem com a falta de água, principalmente lugares pobres que não tem uma rede de esgoto e que todos os dejetos tanto de fabricas como de outras atividades são jogados em rios e lagos, onde as pessoas pegarão aquela água contaminada e irão cozinhar e tomar banho podendo contrair varias doenças.
Se não cuidarmos da nossa água poderemos estar acabando com o ciclo da cadeia alimentar e com isso acabaremos também com as  nossas próximas gerações, por isso precisamos aprender a usar a água de forma sustentável usando-a racionalmente sabendo das conseqüências que sua falta nos fará.

Referências
 VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental: ISO 14000. 6. ed. São Paulo: Senac, 2006. 200 p.

* Aluna do 5º período de Administração em ênfase Ambiental da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados (Facesi), Atuando na área de TI da empresa S.Show Comercio de Alimentos Ltda.

About these ads

Single Post Navigation

2 thoughts on “A Contaminação da Água

  1. Muitoo Bom

    Gosteii Mesmo

    Jogoo Mu pega o site

    http://www.gameslitoral.co,

  2. gostei muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: