ADM ONLINE

APENAS MAIS UM JORNAL DIGITAL

Artigo 9: Recrutamento e Seleção nas Empresas.

*Edson Roberto Negrão
16/09/2008
22h40

Normalmente quando se fala em fazer uma entrevista para um posto de trabalho, logo vem o pensamento do candidato que terá de passar por um processo seletivo. Sim, isso hoje vem sendo muito utilizado e é uma prática das grandes empresas, para obter os melhores profissionais do mercado para seus negócios. As empresas estão sendo mais cobradas a cada dia que passa.

Esta cobrança é por melhores resultados, por produtos e serviços com maior qualidade e com alto valor agregado, por inovação surpreendente, por um atendimento ao cliente fantástico, por respeito aos prazos pactuados, por melhores preços, etc.
Por força dessas variáveis listadas acima, o setor de recrutamento e seleção, mudou muita sua forma de recrutar pessoas. O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer seu processo seletivo. (Chiavenato, Idalberto 2004 pg. 112).

No passado, contratava-se um profissional de qualquer área, observando-se sua experiência profissional, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto.

Hoje, isso não é mais assim, na maioria das organizações. As áreas de recursos humanos quebraram esse paradigma, por entenderem modernamente que mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa ressente-se de pessoas com comportamentos e atitudes adequados à cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.

A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que algumas pessoas possam ingressar na organização. (Chiavenato, Idalberto 2004; pg. 130).
Ter só preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora do processo seletivo.

O processo de recrutamento e seleção é uma ferramenta que possibilita uma observação mais apurada dos candidatos permitindo assim o mínimo de erro na contratação.

Portanto quando for participar de um processo de seleção, ficar atento quanto a exigências do cargo, e principalmente, os quesitos atitudes e comportamento, pois estes são os que podem definir o candidato vencedor.

Bibliografia:
Chiavenato, Idalberto: Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações, Rio de Janeiro, Elsevier 2004.

* Estudante do 3º ano de ADM com ênfase em Meio Ambiente, integrante do curso de extensão Facesi On-line, participou do curso de extensão Gestão de Pessoas, supervisor de produção na Milenia Agro Ciências S.A.

About these ads

Navegação de Post Único

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: