ADM ONLINE

APENAS MAIS UM JORNAL DIGITAL

Artigo 2: Combustíveis Renováveis

biodiesel.jpg
Por Maicol Francisco Ribeiro*
22/09/2007

“Os combustíveis renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do álcool e também de vários outros vegetais como a mamona utilizado para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptações”.(Fonte: Wikipedia; Combustíveis renováveis; 20/08/07)

A crescente preocupação com o futuro da humanidade, nos traz temas como poluição, aumento considerável do efeito estufa e por conseguinte derretimentos das calotas polares e aumento de temperatura. O tema combustíveis renováveis nunca foi tão mencionado, como está sendo nesses últimos anos.

Porém, essa especulação sobre o assunto veio de forma demorada, hoje vemos um cenário que parece irreversivel, devido ao enorme número de automóveis movidos á combustiveis fósseis em todo mundo e também por causa da demasiada emissão de gases poluentes seja pelas industrias, ou por queimadas.

Mesmo de forma tardia, o assunto combustiveis renovaveis entrou em pauta no cenário mundial, as nações estão se mobilizando de forma a diminuir os efeitos causados pelas emissões de gases poluentes oriundos de combustíveis fósseis.

Algumas ações estão sendo tomadas em favor da natureza, um exemplo disso vem da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná esta fazendo.

Em Curitiba toda a frota de ônibus para transporte coletivo é movida a biodiesel, beneficiando assim uma população de cerca de três milhões de pessoas. Com essa ação reduziu-se consideravelmente a poluição ambiental, aumentando, portanto a qualidade do ar e, por conseqüência a qualidade de vida da população local.

Estima-se que até 2010 mais de quinhentas cidades estarão com o biodiesel nas suas bombas.

Os Estados Unidos da América, hoje é conhecido como o maior vilão em termos de degradação ao meio ambiente começa a se movimentar, no intuito de limpar o status, algumas ações estão sendo tomadas. A colunista Joyce Arayh escreveu sobre uma dessas ações em seu blog. Segundo a colunista o Senado dos Estados Unidos aprovou na noite do dia 21/06/07 a nova lei de energia do país. Lei a qual tem como objetivo aumentar a eficiência dos veículos e também estimular o uso de combustíveis renováveis.

Harry Reid, líder da maioria democrata,em trecho dessa mesma reportagem “Este projeto coloca os Estados Unidos no caminho da redução da dependência de petróleo ao aumentar o uso de combustíveis renováveis”,

A União Européia também não poderia ficar parada em relação a um assunto tão preocupante, em 21 de março de 2006, por exemplo, o congresso português decretou a lei n.o 62/2006 que “Transpõe a Diretiva n.º 2003/30/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 8 de Maio, relativa à utilização de biocombustíveis ou de outros combustíveis renováveis nos transportes, insere-se na estratégia da União Européia de, até ao ano de 2020, substituir 20% dos combustíveis derivados do petróleo usados no transporte rodoviário por biocombustíveis ou combustíveis alternativos.”

BIBLIOGRÁFIA

http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/legislacao.htm; Decreto-lei n.o 62/2006, publicado no Diário da Republica; Portugal, 21/03/2006

http://www.malima.com.br/energia/blog_commento.asp?blog_id=26; Joyce Arayh, Estados Unidos aprovam lei para estimular combustíveis renováveis, 27/06/2007.

Wikipédia, a enciclopédia livre; http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel; Biodiesel, Projeto Piloto, 20/08/2007.

Wikipédia, a enciclopédia livre; http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_renov%C3%A1vel; Energia Renovável, Combustíveis Renováveis, 20/08/2007.

* Aluno do 4° semestre de administração de empresas com ênfase em gestão ambiental da FACESI, faculdade de ciências educacionais e sistemas integrados. Membro fundador da Empresa Junior de administração da FACESI e membro atual do projeto de extensão denominado FACESI on line. Coobrigado pelo projeto FACESI inclusão digital.

About these ads

Navegação de Post Único

10 comentários sobre “Artigo 2: Combustíveis Renováveis

  1. Renato em disse:

    Gostei muito do artigo.
    É importante que este assunto esteja em pauta em todos os países, mas é fundamental que o tema não fique somente no planejamento estratégico de longo prazo. As ações devem ser tomadas agora. O planeta precisa de todos unidos, interagindo para a sua sobrevivência.

  2. Faço “Gestão Ambiental/Ensino Técnico e estou fazendo uma pesquisa sobre ‘Reciclagem’ onde engloba vários temas de economia, sustentabilidade,renovação e pricipalmente os cuidados com o futuro do planeta, (meio ambiente) e a sobrevivência da humanidade.

    Parabéns pela matéria, e preocupação com nosso planeta
    e futuro.

    Sandra Raquel 17/02/08

  3. Olha, ótimo artigo. Seria bom se todos cuidassem o ambiente assim

  4. Gabriel Lopes² em disse:

    Bom o Artigo … Parabens ao Maicol !!!
    Bio Disel e um projeto de visão futurista, mais que a cada dia torna-se mais real …
    Como o amigo a baixo disse, esse projeto não pode sair de pauta, os avanços nos estudos e a boa aceitação da população a este combustivel, o torna muito viavel e pode ser a saida para a salvação da humanidade, pq com os indices de poluição cada vez maior o planeta tem pouco tempo, o que poderá ser evitado com com uma nova forma ecologica de produção de combustivel !!!

  5. Diogo em disse:

    muito bom cara gostei

  6. pedro em disse:

    isso é um assunto sério…

    temos que ficar de olho aberto

  7. Humberto Júnior em disse:

    Muito interessante a matéria,é realmente importante,que haja uma conscientização das nações e dos que a compõem ou seja,nós.
    Faço parte do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) onde estudo,e sei que é importante trabalhar-se também no campo conscientização.
    Todos temos que colaborar e colocar dentro de si a consciência do valor que a natureza representa para nós,e temos que começar já!

  8. Daniel em disse:

    Muito bom Maicon, essa preocupação com o Meio Ambiente (ou melhor, com o ambiente inteiro) é de grande valia, afinal é o futura das nossas gerações que esta em jogo.

  9. Nice site! Big thanx to webmaster!

  10. d++ isso mi ajudo mto com o meu trabalho de geografia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: